sexta-feira, 13 de março de 2009

Softwares Educativos


São sistemas computacionais construídos para atender objetivos educativos. Podem ser classificados em:


Exercício e Prática – apresentam uma série de exercícios, problemas dentro de uma lógica linear em relação aos conteúdos.


Tutoriais – Como o próprio nome sugere, funcionam como tutores, orientando e dando informações, conduzindo dentro de um sistema proposto. Podem ser:
- Determinantes: todas as atividades são previamente determinadas, não permitindo que o aluno busque informações de fora.
- Inteligentes: apresentam-se dentro de uma estrutura aberta, onde os alunos podem buscar hipertextos, utilizar simuladores podendo exercer sua criatividade e escolha de estratégias.


Simuladores: propõem um trabalho com “modelos e processo”, apresentando conteúdos dinâmicos, possibilitando experimentações a partir de complexos recursos para as demonstrações facilitando a compreensão dos conceitos mais abrangentes.


Jogos educativos: utilizam o lúdico a partir de regras lógicas a fim de facilitar a resolução de problemas.


Linguagem de programação: auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico a partir de ferramentas de programação.


Ferramentas: favorecem a utilização de processamento, organização, armazenamento, recuperação e transmissão de informações dentro dos computadores.


Bibliografia consultada:
SUZUKI, Juliana Telles Faria. Tecnologias em Educação: Pedagogia Pearson Education do Brasil. São Paulo. 2009. pág. 75 a 131

Um comentário:

  1. Ola Bina,
    desde o primeiro momento que vi voce construindo esse blog eu amei...
    Agora, com relaçao a esse tema, tive uma experiencia muito boa com o software Slogo, pois com ele pode-se trabalhar conteudos de Matematica, e tornando a mesma mais prazerosa...
    Depois de uma olhada nisso...
    Bjaum e Boa sorte com esse blog ( seu e de suas colegas...)

    ResponderExcluir